Direitos Autorais (LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 )

Todo os escritos aqui editados, são devidamente registrados e fazem parte de obras deste autor. Voce poderá, no entanto, copiar e reproduzir, desde que mencione a fonte.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

S.O.S em prol dos MAGALHÃES


S.O.S em prol dos MAGALHÃES

Meu nome é Almir Ferreira, sito na Rua São Paulo nº 134 – Centro, na cidade de Nova Roma GO. Venho neste reportar-me aos MAGALHÃES. Estes descendentes de escravos moram a mais de setenta anos no lugar denominado CAJUEIRO, imóvel pertencente à Fazenda Lavado e Ilha grande deste município. Sempre convivi com esta gente, desde que o patriarca ainda era vivo. Os Magalhães são pessoas de bem. Sempre subsistiram da pesca, da caça, da pequena extração de madeira e mais das pequenas lavouras de subsistência. Criam gado: bovinos, eqüinos, suínos e animais de pequenos portes. A região compreendida do Feixe da serra com o Rio Paranã e por este abaixo até a barra do Rio das Pedras sempre foi usada por eles, para o pastoreio do gado, pesca, caça e onde sempre trabalharam com lavoura. Devido à região ser de terras fracas, há necessidade de grande área para suportar os afazeres para a sobrevida da Comunidade. Sem as terras da Fazenda Ilha, hoje de propriedade do Senhor Paulo Gontijo, onde as terras são de melhor teor, fica quase que impossível para guarida daquela comunidade que já vem emigrando para a cidade por falta de espaço. A ilha grande sempre foi usada por eles em épocas de seca, para pastoreio e onde sempre armaram acampamentos para a pesca de subsistência e inclusive para vender algum peixe que sobra da despesa, na cidade de Nova Roma. Quando por ocasião da visita do Antropólogo na região para levantar a história deste povo, eu fui ouvido e mencionei para os pesquisadores, que sem a Fazenda Ilha, a Comunidade Magalhães ficaria espremida entre a serra e o Rio Paranã, sem condições de sobrevivência. Este povo não sabe fazer outra coisa senão aquelas que aprenderam com seus ancestrais. Tirar da reserva dos Magalhães a Fazenda Ilha, é como tirar-lhes a forma de viver. Eles não existirão em pouco tempo.
Estou no endereço acima citado para maiores informações ou para testemunhar a favor deste povo que pede socorro para sobreviver em meio a grande especulação fundiária de Nova Roma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário