Direitos Autorais (LEI Nº 9.610, DE 19 DE FEVEREIRO DE 1998 )

Todo os escritos aqui editados, são devidamente registrados e fazem parte de obras deste autor. Voce poderá, no entanto, copiar e reproduzir, desde que mencione a fonte.

terça-feira, 5 de junho de 2012

Desbravador novarromano do século XX

Desbravador novarromano do século XX


Não sei por onde ele andou até chegar aqui. Porém, sua vinda para cá, foi de grande valia para o município recém criado e com todas as sortes de dificuldades.

Humilde, jovem, determinado e muito caridoso o Padre Humberto Maria Antonio Luyter tem uma vida de trabalho e dedicação para com a Nova Roma que nascia nos idos de 1960.

Seus rastros marcaram os caminhos do desenvolvimento e desbravamento deste município. Não há quem não conheça o trabalho incessante daquele destemido sacerdote, que sempre pautou sua vida em prol dos mais humildes e desfavorecidos.

O Padre Humberto, matou a fome de muita gente, no período de estiagem nos anos de 1964. Importando alimentos do convênio União para o Progresso dos USA, distribuía-os aos necessitados, que eram quase na totalidade do povo do município. Subindo serras e andando grandes distancias a pé, com enormes pacotes de roupas, alimentos em geral, ele não media sacrifício para levar um mínimo de conforto, principalmente para crianças e parturientes.

Nas festividades religiosas, criou várias modalidades de gincanas, para o entretenimento do povo, coisa até então desconhecidas por nossa gente.

Incrementou a religiosidade do povo que já era muito católico, com várias congregações: Sagrado Coração de Maria; Apostolado da Oração; Filhas de Maria; e outros. A catequese era obrigatória e valia como nota no currículo escolar, com catequistas preparadas, as crianças se reuniam nas manhas de domingos onde aprendiam os ensinamentos religiosos.

No esporte, foi um grande incentivador, principalmente no futebol, onde sempre comprava bolas de capotão (como eram chamadas), para as crianças brincarem após a catequese, aos domingos. Foi daí que surgiram os primeiros times de futebol de Nova Roma. O campo também foi construído com o trator de esteiras que ele comprara com sua herança, em local adquiridos da prelazia pelos jovens da época, em troca de trabalho, na construção da Igreja Matriz da cidade.

A história haverá de lembrar as grandes obras por ele edificadas nos rincões novarromanos, onde empregou toda a herança recebida pela morte de seus pais holandeses, como bem, a estrada que liga Nova Roma onde hoje se encontra a ponte do Rio Paranã.

Mas, sem dúvida sua obra maior, foram os ensinamentos no exercício do civismo e da cidadania ao nosso povo. O povo de Nova Roma se desenvolveu graças, em grande parte, ao trabalho do Padre Humberto. Hoje, cidadão Novarromano, por titulo oferecido pelo Legislativo, cumprindo uma obrigação de valorizar aqueles que mais contribuíram para a grandeza de nossa terra.

Parabéns Padre Humberto. Deus compensará o seu trabalho e sacrifício em prol desta causa. Dedico esta simples homenagem, ao senhor por dois motivos: primeiro, por entender que não poderia calar-me, sendo eu conhecedor de sua história; segundo, porque alguém haveria de deixar escrito alguma coisa de sua passagem em Nova Roma, registrando assim para posteridade, aquilo que a meu ver, seria uma obrigação das autoridades divulgar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário